5 exemplos de atividade física e exercício físico: veja a diferença

Se considerarmos a atividade física, ela pode ser definida como movimento, acompanhado pela contração dos músculos do corpo. Qualquer atividade que façamos durante o dia são exemplos de atividade física normal.

Já o exercício físico é geralmente uma atividade planejada e proposital.

Para obter benefícios reais à saúde, você precisa fazer exercícios regulares de intensidade moderada por 150 a 300 minutos por semana ou exercícios de alta intensidade por 75 a 150 minutos por semana.

Você também pode combinar exercícios de média e alta intensidade, mas é melhor distribuí-los ao longo da semana. Benefícios adicionais para a saúde vêm de atividade física moderada por um total de 300 minutos (5 horas) por semana.

Também é recomendado fazer exercícios de fortalecimento muscular e exercícios de flexibilidade. O treinamento intervalado de alta intensidade é considerado muito benéfico para a saúde. Veja abaixo mais informações sobre esses tipos de exercícios.

Aumentar a atividade física todos os dias é um bom começo para refletir sobre a necessidade de atingir objetivos mais específicos. Com certeza você verá ótimos resultados em breve.

Diferença entre atividade física e exercício físico

A maior parte de nossa atividade física diária varia de intensidade leve a moderada. Mas há aspectos para melhorar sua saúde que só podem ser percebidos por meio de exercícios intensos. Melhorar a atividade cardiovascular é um exemplo.

Diferença entre atividade física e exercício físico

Correr ou correr mais intenso é mais benéfico para o sistema cardiovascular do que, por exemplo, uma caminhada tranquila ao ar livre. Além disso, o processo de preparação física intensiva não depende apenas do tipo de atividade física que você pratica.

Em grande parte, depende de quão intensamente e por quanto tempo você faz isso.

É por isso que é muito importante fazer exercícios cuja intensidade fortaleça de forma otimizada o sistema cardiovascular, ao mesmo tempo que controla a frequência cardíaca permitida.

E é imperativo, dentro dos limites desses indicadores, definir certas metas para você mesmo, para atingir um determinado nível de atividade física.

5 exemplos de atividade física

Exemplos de atividade física: limpar a casa, caminhar ao ar livre, subir escadas, passear com o cachorro, brincar com os filhos.

Exemplos de exercício físico: andar de bicicleta, malhação, natação, tênis, corrida.

Compreendendo a abordagem da intensidade

Como você pode determinar a intensidade de um exercício, é moderado ou vigoroso? Se você consegue falar com calma durante o exercício, isso é estresse moderado.

Se você precisar recuperar o fôlego depois de algumas palavras, é claro que esses exercícios são mais intensos em termos de carga.

Dependendo do seu nível de avanço físico, um jogo de tênis dois contra dois será considerado estresse moderado, enquanto um jogo um contra um certamente será mais enérgico em intensidade.

Semelhante aos exemplos anteriores, no salão de baile, a dança é moderada em termos de carga, enquanto a aeróbica é caracterizada por exercícios mais intensos.

Mas não se esqueça que o exposto acima não oferece a escolha do nível de carga, mas mostra que tipo de atividade física é caracterizada por qual intensidade.

Componentes da aptidão física

Idealmente, a atividade física deve incluir exercícios que desenvolvam uniformemente cada um dos seguintes elementos:

Resistência cardiovascular e respiratória

Desenvolva sua resistência respiratória por meio de aeróbica, corrida, natação, ciclismo, pular corda, remo ou esqui cross-country.

Força muscular

Você pode aumentar de forma mais eficaz sua força muscular levantando pesos usando equipamento de exercício, halteres ou halteres.

Resistência muscular

Melhore isso com exercícios gerais, corrida ou natação vigorosa de longa distância e exercícios leves com halteres com muitas repetições.

Flexibilidade

Trabalhe em uma promoção de flexibilidade do corpo através do uso de exercícios de alongamento. Apresente-os como parte de seu treino de rotina ou em disciplinas como pilates ou ioga, que também aumentam a flexibilidade do corpo e das articulações.

A atividade física diária deve ser composta por esses componentes. Ao fazer isso, você sentirá imediatamente como essas atividades começarão a beneficiar sua saúde e bem-estar.

Benefícios da atividade física

A atividade física regular é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para sua saúde. Isso pode ajudar:

  • Controle o seu peso
  • Fortaleça seus ossos e músculos
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer

Exercícios para fortalecer os músculos e flexibilidade

Os exercícios de fortalecimento muscular fornecem benefícios adicionais que a atividade aeróbica não oferece. Este é um aumento na força óssea, força muscular e um aumento em sua preparação para a atividade física.

Os exercícios de fortalecimento muscular também podem ajudar a manter a massa muscular durante a perda de peso.

Exemplos de tais exercícios são levantamento de peso, trabalho com faixas de resistência, bem como exercícios que usam o peso corporal (por exemplo, flexões, flexões), transporte de cargas pesadas e jardinagem intensiva.

Os esforços de fortalecimento muscular são especialmente benéficos quando realizados em níveis moderados a altos de intensidade e visando os principais grupos musculares do corpo – os músculos das pernas, quadris, costas, tórax, abdômen, cintura escapular e braços.

5 exemplos de atividade física

Recomenda-se que tais exercícios sejam realizados pelo menos 2 dias por semana; ao mesmo tempo, é desejável diversificar os exercícios para abranger diferentes tipos de músculos e se aquecer antes do treino é indispensável.

A flexibilidade é uma parte importante da aptidão física. Algumas atividades físicas, como balé ou dança, exigem mais flexibilidade do que outras. Os exercícios de flexibilidade aumentam a capacidade das articulações de se moverem em toda a sua amplitude de movimento.

Os exercícios de alongamento são eficazes para aumentar a flexibilidade e permitem que as pessoas realizem mais facilmente atividades que requeiram envolvimento das articulações. Por essas razões, os exercícios de flexibilidade devem ser incluídos em um programa regular de atividade física.

Antes de iniciar qualquer novo exercício, é aconselhável discutir suas intenções com seu médico. Os exercícios de alta intensidade causam um aumento significativo da frequência cardíaca, o que nem sempre é seguro.

Portanto, você precisa ter certeza de que esses exercícios não prejudicarão sua saúde.

Os dias de descanso e relaxamento são importantes para a sua saúde e para obter resultados de treino positivos. Seus músculos crescem e ganham força durante o descanso.

Se você fez treinamento de força na quinta-feira, sexta-feira é um ótimo dia para relaxar.

Você pode precisar de apenas 1-2 dias por semana para descansar. Depende de quantos exercícios você faz ou de quão duro você se exercita.

Seu fim de semana não deve ser completamente imóvel. Você pode fazer exercícios restauradores e tônicos, como ioga, alongamento ou simplesmente caminhar.

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